Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046

Compartilhe esta página

Título: Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE.
Autor(es): OLIVEIRA, Rayane Monize Marinho
Palavras-chave: Jogos no ensino de matemática; Professores - Formação; Matemática – Estudo e ensino
Data do documento: 18-Dez-2017
Citação: OLIVEIRA, Rayane Monize Marinho. Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Nosso trabalho teve por objetivo analisar as concepções dos professores de matemática da rede pública do município de Caruaru – PE, sobre o Laboratório de Ensino de Matemática - LEM, abordando sua importância como um recurso didático nas aulas de matemática, e sobre suas potencializações na formação de professores de matemática. Sendo assim, nosso estudo foi baseado nas concepções sobre o LEM abordadas por Lorenzato (2006), o qual foi realizada numa pesquisa qualitativa com 10 professores de matemática da rede pública do município. Como principais resultados, percebeu-se que os professores consideram o LEM como um laboratório com material concreto, referindo sempre aos jogos como um elemento do mesmo. Conclui-se que a presença do LEM nas instituições de ensino favorece o processo de ensino e aprendizagem, pois oferece aos educandos uma matemática lúdica mais simples de ser compreendida e aplicada ao seu cotidiano, motivando-os para o estudo desta disciplina e promovendo uma aprendizagem significativa. Sendo assim, é necessário que os cursos de licenciatura em matemática tenham um componente curricular que ofereça aos licenciandos além dos conhecimentos matemáticos necessários, o acesso as informações sobre os recursos disponíveis para facilitar o ensino da matemática e os espaços como o LEM que devem ser explorados nas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayane Monize Marinho Oliveira.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons